terça-feira, 18 de maio de 2010

Dia 17, no Redesenho de Presenças no Continente Latino-americano

Prioridades de cada Circunscrição

A Celebração Eucarística deste dia  foi presidida pelo padre Arno Brustolin e animada pelas irmãs do governo geral, que deram um toque particular ao ato penitencial, com o gesto de lavar as mãos como um sinal de purificação.
Na oração da manhã, rezou-se pela Delegação do Peru-Bolívia.
A seguir, houve um momento de forte comunhão com Ir. Élide Pulita, diretora do SAL. Ela  apresentou as propostas desse organismo em vista do redesenho. Fez uma breve memória dos 18 anos do SAL e apresentou as conquistas, bem como as propostas ainda não atingidas.
Ir. Élide deu a conhecer, também, o Pré-Projeto imigrantes latinos nos Estados Unidos, elaborado em colaboração com as irmãs daquele país.
Na continuação dos trabalhos, ir. Battistina orientou a assembleia a realizar um trabalho em grupos, por Circunscrições, com o objetivo de ressaltar os aspectos que mais ajudam a melhorar o projeto de redesenho da própria Circunscrição, agregando pontos a serem realizados.
À tarde, depois da Hora de Adoração, dirigida pelas irmãs do governo geral, cada Circunscrição apresentou suas prioridades, contribuindo para o projeto comum do Continente. Os temas ressaltados foram:
- a Pastoral Vocacional,
- os Leigos,
- a Vida comunitária.
Três elementos interligados, com significativos pontos comuns.

Segundo ir. Battistina, com este trabalho atingiu-se o primeiro objetivo do  Encontro: elaborar o projeto da própria circunscrição.

Depois desse consenso, a partir de agora, as atenções e trabalhos estarão orientados para atingir o segundo objetivo: um projeto comum em nível Continental. No final da apresentação das circunscrições foram distribuidas as sínteses das propostas de redesenho para serem estudadas em nível pessoal e, posteriormente, nos grupos.

Nenhum comentário: