sexta-feira, 14 de maio de 2010

Igreja na América Latina diante das mudanças sócio-culturais

O dia 14 de maio iniciou-se com uma celebração eucarística, presidida pelo padre Mario França Miranda, jesuíta, e animada pelas irmãs do México. O celebrante convidou a pensar em dois desafios: o individualismo e o ativismo na vida religiosa, os quais podem levar a descuidar do essencial: o amor.

Na oração da manhã rezou-se a província da Colômbia. A seguir, iniciaram a análise de realidade do continente. Daniel Seidel, expert em ciências políticas, apresentou uma análise de conjuntura da atual situação da América Latina e Caribe.

O padre Mário Miranda, teólogo e escritor, apresentou a Igreja na América Latina diante das mudanças sócio-culturais.
Ele terminou sua apresentação insistindo que a Igreja necessita fazer mudanças significativas para seguir sendo sacramento e para ser compreendida pelos contemporâneos.

À tarde, a assembléia manteve um diálogo com os palestrantes, oportunidade em que se aclararam outros temas que interpelam fortemente a Igreja, a vida religiosa e a missão paulina, em particular.

Agradecendo aos professores, Ir. Maria Antonieta recordou que os desafios são grandes, mas não foram menores para São Paulo.

Concluiu-se o dia com a oração ao Espírito Santo, dirigida pelas irmãs do México.

Nenhum comentário: