quinta-feira, 13 de maio de 2010

Realidades do Brasil, México e Venezuela

O terceiro dia, 12, do Encontro Continental, iniciou-se com uma bela celebração eucarística preparada pelas irmãs do Chile. Rezaram pela Igreja e a sociedade do continente americano, recordando a grande missão continental. A mesa da Palavra, da Eucaristia e da solidariedade são os pilares que sustentam toda a pastoral da Igreja.

Dando continuidade, foram feitas apresentações das províncias do Brasil, México e da Delegação da Venezuela. Significativas e preocupantes foram as realidades apresentadas pelas três circunscrições.
Depois de um breve tempo de reflexão pessoal, a assembleia comentou as convergências das três apresentações. A assembléia se sensibilizou pelas grandes preocupações apresentadas: o empobrecimento do povo que gera violência, a proliferação do narcotráfico, a diminuição dos católicos e o crescimento das seitas, o desprestígio da Igreja, presente em todas as nações, a crise de valores.

Foram evidenciadas, também, as potencialidades e as esperanças. Essas realidades desafiam a uma atitude de discernimento diante do futuro da missão paulina.

À tarde, depois de um tempo de reflexão pessoal, formaram-se grupos Philips, para descobrir quais aspectos da realidade do Continente interpelam com urgência as Filhas de São Paulo. Entre as diversas realidades surgiram três urgências:
as novas tecnologias;
os leigos e
a Formação permanente integral para as Paulinas e para os leigos.

Nenhum comentário: