quinta-feira, 13 de maio de 2010

Terceiro dia no Encontro do Redesenho


Iniciou-se o dia 13 de maio, fazendo memória da Virgem de Fátima. Na Eucaristia, celebrada pelo padre Mario Nahuelpan e motivada pelas irmãs da província da Colômbia, foi  realizado um significativo ato penitencial, escrevendo em um papel o perdão que as Irmãs desejavam pedir. Este foi colocado em um recipiente para ser queimado.


No final da missa, fizeram ação de graças, expressando com uma palavra o conteúdo mais forte do dia anterior, ao mesmo tempo que colocavam em  galhos secos corações de papel.

Na oração da manhã se recordou e se rezou pela delegação do Chile. Iniciaram os trabalhos com uma significativa mesa redonda, apresentada pelas irmãs do Governo Geral sobre as várias áreas da vida paulina, para o redesenho das mesmas. Na parte da manhã, escutaram e refletiram sobre a Espiritualidade paulina, a Pastoral vocacional, a Formação e a Comunicação. À tarde, foram apresentadas a Missão paulina, a Economia e os Leigos.

Os temas foram tratados de forma completa e profunda. Em cada uma das apresentações notou-se com particular força, o chamado a “colocar-nos de pé” para deixar-se transformar, para dizer Deus, ser sua presença e sua voz na sociedade atual.

Foram convocadas a abrir-se a novas formas para dar continuidade à missão, a levar sabiamente a economia e a conduzir a colaboração dos leigos com competência, com espírito de comunhão, conscientes de que eles têm uma missão na Igreja. Os leigos precisam sentir o carisma e a missão como deles.

Concluiu-se o dia com a oração do terço recordando a visita do papa a Fátima e a difícil situação da Igreja.

Nenhum comentário: