sexta-feira, 29 de julho de 2011

Missa de Adeus

Ir. Elsa Corrarello

S. Joaquim e Santa Ana
25 de julho 2011
Palavras da Provincial das irmãs Paulinas, irmã Ninfa Becker
Queridas Irmãs, jovens, sacerdotes paulinos, membros da Família Paulina, familiares e todos aqui presentes.
Deus novamente nos visita, pela terceira vez neste ano, colhendo mais uma vida de nossa Província. Deus  está presente em muitos espaços da vida humana, na doença, no sofrimento, na luta, na dor, na alegria, na morte, são todos espaços habitados pela presença e pelo encontro com Deus.
Este espaço de celebração e de despedida de Ir. Elsa também está habitado por esta presença divina.
Nossa irmã Elsa, logo no início deste novo dia, bem cedo, quando ainda estava escuro (1h30) partiu para o encontro definitivo  com o Senhor e Mestre.
Ela viveu um  período de grande sofrimento e purificação, viveu e completou em na sua carne o que faltava à paixão de Jesus.  “Completo na minha carne o que falta à Paixão de Cristo” (Col 1,24).
Com as irmãs que a assistiram, mais de perto, nestes ultimos tempos, ela partilhou  parte de sua vida.
Há três dias, quando a visitei ultima vez no hospital, ela dizia: Nossa Senhora Aparecida vai me curar,  vou sair desta!  E manifestava grande desejo de voltar para a casa. Alimentava, portanto, grande esperança de continuar a viver!  Mas o Senhor pensou diferente e a chamou a si e ela respondeu seu  último sim: eis-me aqui, Senhor!
Sugeri-lhe  de abandonar-se nas mãos do Pai, de entregar tudo a Ele e de oferecer seus sofrimentos  pela santificação das FSP, pelas vocações,  pela missão, pela Igreja, pelo povo, e ela confirmava: sim! sim! Ela  se alegrou  também com a presença das postulantes que colaboraramm  na assistência, passando com ela alguns dias e  noites.
Querida Ir. Elsa, você se caracterizou pela gentileza, fineza no trato, bondade de coração, grande  generosidade, sempre pronta para ajudar quem de você precisasse, especialmente por um grande amor a Nossa Senhora. Sempre participante da vida comunitária, exímia corretora de estilo, etc.  Gostava muito de conversar, partilhar e também  trazia no coração  o sofrimento, como me disse nas últimas vezes  que nos encontramos.  Deus que é Pai de misericórdia  e bondade já acolheu toda a sua vida e o seu ser  assim como você foi e é. Ele vai além de todos os nossos pensamentos e de todas as nossas medidas, somente Ele conhece o profundo do teu coração! Ele a amou, a chamou à vida e agora a chamou para a vida plena.
Obrigada Elsa,  por ter caminhado conosco  durante todos estes anos, fazendo parte da nossa comunidade, abraçando conosco a missão de comunicar Cristo  a todos através dos meios de comunicação;  Obrigada pelo bem que você realizou e deixou. Este caminhar foi entrelaçado de dons e limites, de alegrias e sofrimentos, de encontros e desencontros,  de buscas e incertezas, como é nossa vida humana, mas sempre procurando seguir as pegadas do Cristo. 
Você realizou a grande passagem, passou a grande prova que é a vida, como nos diz Pe. Alberione  e  voce foi até o fim!
Peça a Deus por todas  e todos nós  que continuamos  a luta neste mundo realizando a missão até chegar, também para nós,  àquele dia  do encontro definitivo.  Intercede a Deus pela Família Paulina, pelos teus familiares…
Agradeço de modo especial todas as irmãs  e Noviças da Cidade Regina, as enfermeiras,  as irmãs das Comunidades de S. Paulo, as postulantes, todas se  esmeraram na prática da caridade fraterna, ajudando a Ir. Elsa em suas necessidades, acompanhando-a dia e noite em seu calvário, não deixando-a sozinha em nenhum momento. Obrigada às irmãs da comunidade Divino Mestre  que sempre acolhem com carinho este último adeus de cada paulina que por aqui passa. Obrigada, queridas  irmãs,  pela prática da caridade fraterna  vivida na doação, na atenção  a esta nossa  irmã ajudando-a nesta difícil passagem para a vida eterna. 
Obrigada aos médicos e todo pessoal do hospital que foram solícitos e atentos à situação dessa nossa irmã.
Adeus Elsa, até o paraiso, onde esperamos nos re-encontrar um dia! 
Vai com Deus!
A todos os presentes nosso muito obrigada pela solidariedade e participação
neste momento especial de nossa comunidade!
           Ir. Ninfa Becker,   Provincial

Nenhum comentário: