sexta-feira, 29 de julho de 2011

Missa de Adeus


à Ir. Pedrina C. Pires da Silveira
27 de julho 2011
Faleceu dia 26 de julho, dia de São Joaquim e Santa Ana

Palavras da superiora provincial, Irmã Ninfa Becker
Queridas Irmãs, Jovens, sacerdotes, membros da Família Paulina,   dr. Afrânio e familiares e todos aqui presentes!
Pedrina, uma mulher consagrada paulina feliz e plenamente realizada!
A mulher do amor, tudo para ela se resumia no amor!
Pedrina encontrou a pérola preciosa Mt 13,44-46: o amor, a bondade, a simplicidade, o essencial!
Hoje estamos entregando a Deus mais esta linda flor da nossa Província,  a querida Ir. Pedrina, que estava ansiosa para encontrar-se com o seu Deus, com seu grande Amor, tanto assim que ela pedia diariamente a Deus para que  a levasse repentinamente e assim foi. Estava na espera do seu Senhor como o vigia espera pela aurora!
Deus está nos visitando fortemente… nos está falando… o que nos está dizendo? 
Ontem entregamos a Deus a Ir. Elsa, hoje nossa querida Ir. Pedrina, parece até que Deus nos está chamando de duas em duas, como quando nos mandou em missão! Em janeiro partiram Ir. Rosa e Ir. Veronica, hoje outras duas.
Ao perguntar-lhe: como está Pedrina? Respondia:  guardando il cielo, lassù, oltre le nuvole!  (olhando para o céu, lá em cima, para além das nuvens). E dava aquele lindo e profundo sorriso  como de uma criança abandonada nos braços do Pai, como alguém que já vivia do outro lado, almejando ardentemente estar para sempre com seu Senhor e Mestre nas núpcias eternas.
Depois do falecimento de sua irmã Mariazinha, dá-nos a impressão que Ir. Pedrina  desejou ainda mais profundamente  partir para estar com ela a quem tanto amava e admirava e da qual sentia muitas saudades.

Ir. Pedrina  foi uma  mulher enamorada do amor de  Cristo, sensível, missionária, mística, amante do povo, da vida paulina, vibrante de amor por todos.
Ela percorreu, com a graça de Deus,  um maravilhoso caminho de crescimento na dimensão do amor, na simplicidade, na bondade, no perdão trabalhando a si mesma  e assemelhando-se sempre mais ao Mestre Jesus.
Ela gostava de expressar e de partilhar a sua vida, era límpida,transparente como a água  cristalina.
Vamos entrar com todo respeito  e amor  no santuário secreto de Ir. Pedrina  e conhecer um pouco do seu tesouro interior.
Algumas coisas que Pedrina me escreveu nestes últimos meses: Nestes dias senti um forte desejo de participar da paixão de Cristo!  Eu sei porquê.  Nunca responder mal, calar e sofrer.

Meu projeto de vida:
Verdade: amai-vos!  Acima de tudo o amor. É o testamento de um Deus apaixonado.
Caminho: Crescer cada dia na delicadeza de Maria, pela bondade, perdão, amor. Aquela que mais me custa, melhor a tratarei. Eu é que tenho que mudar, não a outra. Viver dentro do coração de Cristo, e com Ele amar.
Vida: Uma só coisa desejo: Amar! Que nunca me falte o amor. O preço do amor é a cruz: aceito!
Já não sou eu que vivo é Cristo que vive em mim!
O meu desejo é chegar à plenitude do Amor. Só o amor triunfa, é eterno. É amando que me preparo ao Reino do amor.
Sabe Ninfa, últimamente estou vivendo das Bem-aventuranças, encontro nelas os segredos do coração de Cristo, da sua mente divina,  a sintese da santidade. Estou encantada! Feliz! Sei de memória, medito, canto, contemplo, estou feliz!
Minha preocupação é ser santa, exige virtudes heróicas, pobre de mim! Peço todos os dias santidade!
Sinto grande orgulho de minhas irmãs,  especialmente as mais preparadas… as vezes digo com João Batista: que eu desapareça, para que elas brilhem.
A melhor herança que recebi da minha família foi a bondade, o amor, a fé! Deus me deu um temperamento muito sensivel que me causa muito sofrimento, mas é assim que participo da paixão de Cristo.
A única herança que quero deixar é a bondade, o amor.
Sonho uma comunidade de amor. Reconhecerão todos que sois meus discípulos, se tiveres amor uns para com os outros.
Quero mesmo levar a paz com minha vida… amar, amar, custe o que custar.
No momento de dor, a família se une, se une pela fé.

No último mês de maio, 2011 me escreveu: Nestes dias tenho um pensamento que persiste: o que é a santidade? É viver na perspectiva da eternidade. Deus me ama tanto que desse amor encontro para amar a todas as pessoas, toda a humanidade…  Peço muito a Jesus que me faça santa e com Tecla peço: que tutte siano sante! (que todas sejam satas). A  minha força é o evangelho: o mandamento do amor e as bem-aventuranças.
Sabe daquela dificuldade que sentia com  aquela irmã? Já está mudando: ela já entrou no meu coração. Não suporto palavras duras tanto comigo ou com outras, Jesus vive comigo, com Ele estou vencendo.Toda a minha família morre cristãmente, espero também eu,  pela misericórdia  de Deus.
___________________________________________________________________________

Estas são algumas das grandes riquezas de vida espiritual que sai de um coração cheio de amor a  Deus e ao próximo.
Pedrina é um dom, uma pérola para a Igreja, para a Congregação, para a sua família,  para a Família Paulina, para o mundo, para cada uma de nós.
Obrigada querida Ir.  Pedrina,  pela  sua vida santa, por nos comunicar tanto amor nos gestos, nas palavras, no sorriso…  por nos dar o exemplo de como se pode crescer na santidade cada dia, por desejar que vivamos comunidades de amor onde todas nos amemos umas as outras. Obrigada  pelo teu legado de amor, de bondade e de fé.
Intercede a Deus por todas nós, pelas vocações, pela Família Paulina, pelos seus familiares, pela Igreja e por toda a humanidade.
Te acompanhamos com imenso carinho e gratidão, obrigada porque você viveu  e caminhou conosco, nos enriqueceu  com sua santidade de vida, partilhou a vida e a missão  paulina  com amor,  e nos deixou um forte exemplo de como viver no amor a Deus e  ao próximo.
Até logo, Pedrina,  nos  encontraremos lassù, (lá em cima) no paraíso!
Um agradecimento a todas as irmãs da Cidade Regina, às enfermeiras, médicos que com tanta generosidade ajudaram a Ir. Pedrina  nesta ultima passagem de sua vida.
Um profundo agradecimento  aos pais de Ir. Pedrina pelo dom de sua filha a Deus e hoje na pessoa do sr. Afrânio, irmão, que com tanto carinho sempre a acompanhou, e por quem Pedrina nutriu e nutre um profundo amor e gratidão. Um obrigada a toda a sua familia e esperamos continuar unidos  no caminho da vida e da fé,  pois a família que oferece uma filha a Deus é a primeira cooperadora na sua obra.
A todos os presentes nosso muito obrigada pela oração,  solidariedade e participação neste momento especial de nossa comunidade!

             Ir. Ninfa Becker, Superiora Provincial

Alguns testemunhos de irmã: gestos, frases que ela expressava: 
• “Diante de qualquer dificuldade, olhar sempre para o alto, para o horizonte, para o céu” (Guardare lassù).
• Chamava as noviças (ou jovens em formação) de anjos, e quando um grupo fazia profissão ela dizia: “Voaram estes anjos, mas logo virão outros anjos” na recepção da Residência das Irmãs tem uma imagem de São Miguel à qual ela sempre se referia;
• Quando a chamavam de fundadora da Comunidade de Porto Rico, Ir. Pedrina corrigia, lembrando que foi Deus quem tudo fez e que foi Porto Rico que lhe ensinou a amar;
• Amava muito a Igreja, o Papa…
• Tinha uma grande afeição pelos sacerdotes, em geral era ela que os acolhia para a celebração da manhã;
• Era uma das primeiras a se levantar, e fazia questão de preparar o café todas as manhãs, mesmo quando não era seu turno;
• Em 2007 quando o novo governo provincial assumiu, realizou várias reuniões com os departamentos de São Paulo e da Cidade Regina. Várias irmãs foram convocadas, mas a Ir. Pedrina não fazia parte de nenhuma das equipes. Ela então confessou sua conversa com Jesus: “Ah! Jesus eu não fui convocada para nenhuma das reuniões. Vamos fazer uma reunião nós dois aqui na portaria” e tudo se resolveu;
• Na sua missão de porteira na Cidade Regina, ninguém passava por ali sem que ela o acolhesse com um sorriso, um abraço e palavras de carinho;
• Vivia e respirava o amor, do qual falava sempre, com gestos, palavras e até com seu silêncio orante;
• Admirava e observava os passarinhos do jardim, que tomavam banho nas pequenas bacias em frente à recepção, que ela sempre enchia de novo com água, para que a cena se repetisse propositalmente diante dos seus olhos;
• Nos ensaios de canto para a Semana Santa ela repetia: “Quero que cantem esta música quando eu for me encontrar com Deus” (no seu velório) se referindo ao canto: Eu quis comer esta ceia agora.
• Lembrava sempre frases e testemunhos de grandes pessoas que doaram a vida pelo bem dos outros como Thomas Morus, Alberto Hurtado e Luther King, gostava muito do discurso de Luther King: 
“Eu tive um sonho!”
“Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença - nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos, que os homens são criados iguais.
Eu tenho um sonho que um dia nas colinas vermelhas da Geórgia os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos desdentes dos donos de escravos poderão se sentar junto à mesa da fraternidade.
Eu tenho um sonho que um dia, até mesmo no estado de Mississippi, um estado que transpira com o calor da injustiça, que transpira com o calor de opressão, será transformado em um oásis de liberdade e justiça.
Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. Eu tenho um sonho hoje!
Eu tenho um sonho que um dia, no Alabama, com seus racistas malignos, com seu governador que tem os lábios gotejando palavras de intervenção e negação; nesse justo dia no Alabama meninos negros e meninas negras poderão unir as mãos com meninos brancos e meninas brancas como irmãs e irmãos. Eu tenho um sonho hoje!
Eu tenho um sonho que um dia todo vale será exaltado, e todas as colinas e montanhas virão abaixo, os lugares ásperos serão aplainados e os lugares tortuosos serão endireitados e a glória do Senhor será revelada e toda a carne estará junta."




Um comentário:

Anônimo disse...

Querida Ir. Pedrina, você partiu para a casa do Pai, mas sua presença amiga e acolhedora permenece muito viva em nosso coração. Você sempre teve um carinho especial por mim chamando-me de "meu tesouro", cuida de mim para que esse tesouro viva só para o AMOR. ´/e o meu compromisso do último retiro, em janeiro de 2011.
Confiarei sempre na sua proteção. Dirce