quarta-feira, 9 de julho de 2014

Profissão perpétua, jovens se entregam totalmente a Deus!

AQUELE QUE COMEÇOU EM VOCÊS A BOA OBRA 
                                  A COMPLETARÁ ATÉ O DIA DE JESUS CRISTO (Fl 1,6)

Queridas irmãs e jovens em formação, nosso coração bendiz a Deus e a cada uma de vocês por nos proporcionarem viver esses quatro messes tão intensos, que nos preparou para a entrega definitiva ao Senhor, como Filha de São Paulo.

Iniciamos esse período no tempo quaresmal, onde fomos chamadas a purificar nossa vida e nossas motivações; intensificamos nosso compromisso com o Senhor Ressuscitado no tempo Pascal, e vivemos profundamente o nosso Sim no clima de Maria, Rainha dos Apóstolos, durante o mês de maio e  nesse mês de junho, em que concluímos essa etapa e iniciamos uma nova, quem nos acompanhou foi o Apóstolo São Paulo e é com ele que queremos bendizer a Deus e a cada irmã e jovem em formação que esteve bem presente em nossa vida nesses meses.

Ir. Ilanyr, M. José, Alice, Lucivânia, M.Wanderlane, Edicleia


 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou e quis que nós vivêssemos essa experiência de Preparação ao Sim definitivo.
Pois, Ele nos escolheu em Cristo, e nos enviou à comunidade do Instituto Alberione, para junto com nossas irmãs, sermos santas e irrepreensíveis no amor.
Ele decidiu, que seríamos suas Filhas em Jesus Cristo, para sempre, e por isso bendizemos a Deus, por Ir. Ninfa, que nos ajudou com maestria e sabedoria, a entrarmos de corpo e alma nessa experiência e a nos sentirmos de fato filhas amada de Deus.

Bendito seja Deus que nos agraciou em seu amor, por meio das irmãs e dos membros da Família Paulina, e professoras/es, que estiveram aqui conosco e foram exemplo de seguimento para nós: Ir. Ágda França, que nos fez ver e conhecer Paulo nas Constituições,  Pe. Luis Quevedo, sj. que nos ajudou a discernir e perceber a vontade de Deus no cotidiano, Ir. Patrícia Silva, que nos orientou quanto à compreensão e vivência do Método Paulino,  Ir. Irma Cipriani, que falou e testemunhou o âmago de nossa Espiritualidade - Centralidade do seguimento de Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, Ir. Bernardete Boff, que concretamente nos recordou que a missão paulina está inserida na Igreja e segue as pegadas do Apóstolo Paulo, Ir. Flávia Reginatto, que nos apresentou a mística paulina e como ela se organiza.

 Pe. Antonio da Silva, ssp. que nos fez entrar, no portal alberioniano, para compreendermos seu espírito pastoral, eclesial, e paulino, mesmo antes da fundação da Família Paulina,  Ir. Maria Inês Carniato, que nos fez ver e experimentar que o Pai, nos consagra no Batismo, em Cristo, pela força do Espírito Santo,  Ir. Sandra Pascoalato, ijbp. que nos apresentou o Donec formetur, que é para nós caminho de santidade paulina,  Ir. Helena Corazza, que com sua vida e conteúdo nos falou do  carisma paulino, que comunica Jesus Mestre às pessoas,  Ir. Eide de Bortoli, que nos apresentou a vida fraterna no seu concreto, com seus dons e limites e nos ajudou a acolher cada irmã como um dom de Deus para nós,  Ir. Vera Bombonatto, que nos fez entrar no sacrário espiritual de nossa mãe mestra Tecla e a vermos nela o modelo de vida paulina e de comunhão, Ir. Adriana Zuchetto, que nos orientou sobre a importância da oração na nossa vida, e nos exortou para que não deixemos de lado a oração pessoal e comunitária e que é imprescindível ter-se método e disciplina na oração, Ir. Luzia Sena, que nos brindou com o tema: Os leigos e a evangelização: meus colaboradores para o Evangelho e também nos testemunhou sobre a importância de se cultivar uma formação permanente, por toda a vida,  Ir. Maria da Penha, pddm, que nos fez mergulhar no Mistério Pascal de Cristo, cerne de nossa fé e percorreu conosco os passos do Ano Litúrgico, pedagogia que nos fortalece no seguimento de Jesus, Ir. Amélia B. Monteiro, que nos trouxe o tema da Formação integral, e o da Pastoral vocacional e sobretudo, nos convocou para refletirmos sobre a importância de sermos testemunhas com a nossa vida para outras jovens que sentem o chamado à Vida Religiosa Paulina.

Ir. Renilda Formigão, que com destreza e conhecimento, nos ensinou sobre a importância de se trabalhar e relacionar-se com os colaboradores de nossa missão e também entre nós,  Ir. Paola Toninato, ap que descortinou para nós o querido livro Abundantes Divitiae, nos fez conhecer e peregrinar pelo coração do pai Alberione,  Ir. Sidiana Hoss, que nos alertou sobre a importância de se ter uma boa administração, pois a missão não se improvisa,  Ir. Antonieta Bruscato, que com experiência de causa e capacidade de síntese, nos presenteou com o tema: O Ministério do Governo. Autoridade e Obediência, e nos fez compreender que “governar é amar”, Ir. Ninfa, que fechou com chave de ouro, nos alegrou com o tema da Consagração definitiva à Trindade, o Rito da Profissão Perpétua, a Bênção solene e a Fórmula da Profissão Perpétua.

O Pai nos revelou assim o mistério de sua vontade, segundo sua bondade, e por meio da Congregação nos admitiu à Profissão Perpétua Paulina, recebemos com alegria essa notícia das mãos de Ir. Antonieta Bruscato que leu para nós a carta de admissão.  Recordamos também que Ir. Alice Cristina, não fará a profissão perpétua neste ano, mas que continua seu caminho como Filha de São Paulo.

O Senhor também planejou para nós alguns dias de síntese, convivência e descanso em Campos do Jordão; foi um momento de retomada do caminho e de refazer as forças para a viver a missão. O clima foi encomendado por Deus, fazia sol e nem estava tão frio, e a natureza estava linda!

Em Cristo, também nós fomos feitos herança de Deus, conforme o projeto desse Deus que tudo realiza segundo o propósito de sua vontade. Assim partimos para a Cidade Regina para um encontro mais intimo com  Deus Trindade, por meio do retiro anual. Quem nos orientou, foi Pe. Quevedinho, sj.

Em Cristo, também vocês ouviram a Palavra da verdade, o evangelho da salvação de vocês. Após o retiro, voltamos para a comunidade do Instituto Alberione e daqui, com uma bonita celebração eucarística, e partilha da vida com a comunidade,  fomos enviadas novamente para nossas comunidades e missão.

Levamos conosco a certeza de que Cristo nos ama e que todas somos irmãs para sempre. E tendo acreditado em Deus, fomos marcadas com o selo do Espírito prometido, o Espírito Santo, que é a garantia da nossa herança.

Agradecemos Ir. Ana Maria Parenzan, superiora geral, e à nossa Província, na pessoa da Ir. Maria Antonieta Bruscato, que nos proporcionou viver essa experiência, a Ir. Ninfa que nos acompanhou com amor e dedicação, à comunidade do Instituto Alberione que foi como um útero materno, nos proporcionando o nosso crescimento e amadurecimento no seguimento de Jesus na Vida Paulina, e a cada Filha de São Paulo que de uma forma ou de outra nos ajudou na caminhada e continuará a nos ajudar. Prometemos rezar por todas e as trazemos em nosso coração. Não cessamos de dar graças a Deus por vocês e de recordá-las em nossas orações. Como também contamos com  a oração de vocês, nossas queridas irmãs.
Nossa profissão perpétua se realizará nos meses de agosto (dia 16, ir. Maria José), em setembro (dia 20, Ir. Vanderlane e dia 28,  Ir. Edicleia) e em outubro (dia 11 ir. Ilanyr)

Um forte abraço:

 Ir. Alice, Ir. Edicleia, Ir. Ilanyr, Ir. Lucivânia (apostolina), Ir. Maria José, Ir. Maria Vanderlane e Ir. Ninfa
                                São  Paulo, 30 de junho de 2014
 

Nenhum comentário: