Pontifícias Obras Missionárias
Tema: Missão e Partilha
Lema: Ouvi o Clamor do Meu Povo (Ex 3,7b)
A Campanha Missionária, promovida e coordenada pelas Pontifícias Obras Missionárias, propõe para este ano de 2010 o tema Missão e Partilha, e, como lema, Ouvi o Clamor do Meu Povo (cf. Ex 3,7b).
O tema Missão e Partilha remete à Campanha da Fraternidade deste ano, a qual todo ano buscamos resgatar, com enfoque e dimensão missionária. O lema Ouvi o Clamor do Meu Povo remete ao Êxodo do povo de Israel, e aos muitos “êxodos” dos povos atuais. Também nos remete ao tema da migração,
mobilidade humana, do ser peregrinos, lembrando-nos permanentemente que o horizonte da Missão é o mundo, a humanidade no seu todo.
O cartaz traz um fundo verde, sinal de esperança. A Missão alimenta, fortalece nossa fé, esperança e a caridade, mantêm-nos no caminho da fidelidade a Deus e à humanidade, Povo de Deus (LG 2).
A água remete ao valor e à dignidade da vida como elemento vital para o planeta, onde vive a humanidade. Aqui, especificamente, remete-nos à realidade amazônica, com sua rica biodiversidade. Lembramos que a última semana do outubro, dedicada à Amazônia, vem inserida no contexto do Mês das Missões.
O barco remete à figura bíblica da Igreja peregrina, que “navega” pelos mares da história da humanidade.
Nela se destaca a figura de Jesus Cristo. É Ele quem dá segurança: “Não tenham medo... Avancem para águas mais profundas!” (cf. Lc 5,4). Ao mesmo tempo, aponta para o horizonte amplo e universal da Missão, que é o mundo, a humanidade. A Missão não tem fronteiras!
Destaca-se ainda a figura dos índios, etnias vivas e presentes na realidade amazônica, do Brasil e de outros países. Povos que nos acolheram, abrindo-se à Boa-Nova do Evangelho, e que precisam ser respeitados e valorizados como portadores de valores evangélicos já presentes, quais “sementes do Verbo Encarnado”
que estabeleceu morada definitiva entre os seres humanos, mas que desde sempre havia marcado
Sua presença em toda parte, e que, portanto, chegara lá muito antes que o missionário. Contudo, este poderá, sim, ajudar no processo de explicitação da Verdade e Pessoa de Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador, já atuante, portanto, e presente na história salvífica da humanidade.
Um pouco de históriaNo dia 14 de abril de 1926, atendendo ao pedido de um grupo de seminaristas, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial de orações e contribuições para a Missão universal da Igreja. Ele próprio, numa celebração em Roma, após a homilia, tirou seu solidéu (aquele gorro branco do Papa), e, fazendo-o passar entre os cardeais e bispos presentes, realizou uma Coleta para as Missões. Foi um gesto profético do Papa, que hoje repetimos todos os anos no penúltimo domingo de outubro, Dia Mundial das Missões.
Oração Missionária 2010
Ó Deus,
Pai de todos os povos,
Vós que nos abraçais
Com a ternura de uma mãe,
Ouvi o clamor
Das multidões da Amazônia
E do mundo inteiro
Desejosas de Vos conhecer
E Vos amar.
Ensinai-nos a Vos servir,
Na partilha da Fé
E dos Bens,
Que Vós mesmos nos destes.
Amém.
Temas de Cada Dia
1º dia
A Campanha Missionária: origens, sentido e destinação, e sua sintonia com a Campanha da Fraternidade
2º dia
A Missão nas grandes cidades (Brasil, em especial Sul e Sudeste, e mundo, em especial Ásia e Europa)
3º dia
A Missão nas periferias das grandes cidades
4º dia
Missão e partilha com os povos famintos (Nordeste do Brasil e África)
5º dia
Missão e religiosidade popular: Deus torna-se presente por meio dos símbolos do povo simples
6º dia
Missão e partilha da terra: a questão da terra, os refugiados, o êxodo rural, a questão das migrações (Centro-Oeste do Brasil e América Latina)
7º dia
Missão e meio ambiente: Amazônia, ecologia, povos nativos, testes nucleares na Oceania
8º dia
Missão e partilha de bens: Coleta do Dia Mundial das Missões (23 e 24 de outubro – penúltimo domingo do mês)
9º dia
Missão e partilha de pessoas: clero, religiosos/as e missionários/as leigos
Fonte: POM - http://www.pom.org.br/campanha/campanha.html#
Nenhum comentário:
Postar um comentário