sexta-feira, 21 de maio de 2010

Conclusão do encontro latino-americano para o redesenho das presenças


O último dia das participantes do encontro para o redesenho das presenças no Continente Americano foi aberto com a partilha das irmãs, uma verdadeira ação de graças ao Senhor por tudo o que ele nos possibilitou viver e realizar durante esse intenso caminho. Um caminho condensado em um pequeno documento, que dá testemunho de uma feliz conquista dos objetivos previstos.
Em nível local, houve profunda sintonia sobre as “luzes” que deverão assinalar o caminho de todas:
- a pastoral vocacional, procurando novas modalidades de encontro com os jovens e vivendo mais próximas de seu mundo;
- a partilha do carisma com os leigos, empenhando-se em valorizar a vocação laical e a formação para atuar junto com eles;
- a renovação da vida comunitária, lugar da escuta orante da Palavra e da partilha da fé, anúncio vivente do Evangelho, lugar de atração vocacional.

Em nível continental, foram individuadas prioridades concretas, com etapas bem definidas e pontuadas para breve e médio prazo. As propostas exprimem o desejo de ser presença profética e de sentir-se um “único corpo” partilhando recursos e talentos. Vão na direção do redesenho da formação e da missão, e no empenho de individuar formas de maior colaboração e solidariedade entre as diversas circunscrições.
“Deixemos que o Senhor continue a nos conduzir, juntas”, exortou ir. Maria Antonieta Bruscato, superiora geral, nas suas conclusões. E continuou: “Por isso, invoco sobre todas nós a abundância do Espírito do Ressuscitado para podermos ser construtoras de comunidades de verdadeiras discípulas, que o Mestre reconhece, ama e continuamente envia”.
Sobre o discipulado e a missão foi confrontada, em 2007, a Igreja latino-americana na Conferência de Aparecida, escolhendo partir da missão, uma missão audaz, que envolve a todos, sobretudo os leigos, para buscar juntos “as ovelhas que não estão no rebanho”. A isto fomos solicitadas também nós pelo cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, que partilhou um longo momento, falando sobre o pós-Aparecida e presidindo uma festiva Eucaristia.

Nenhum comentário: